quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Pinhão - Interior de Portugal

No último final de semana, a convite de um amigo português do Filipe fomos visitar uma quinta (fazenda) que produz vinhos do Porto. Essa quinta fica na cidade de Pinhão.
Levamos umas 2 horas de trem para chegar a cidade de Pinhão, a viagem é muito bonita pois o trem vai beirando o rio Douro em todo o seu percurso. Chegando lá fomos recepcionados pelo João (nosso amigo portuga) que primeiramente nos levou a uma espécie de açougue aonde eles produziam todos os tipos de salames e queijos. Claro que nós experimentamos quase de tudo..uma delicia!! Depois fomos para a tal quinta, que lugar maravilhoso! Diferente da Portugal que conhecíamos até então...era um lugar muito alto rodeado de plantações de uvas. A casa que ficamos era do século XVI, super rústica. Comemos um belo churrasco português (feito de carne de porco e frango)..nossa, fazia tempo que  não comíamos tanta carne, deu pra matar um pouquinho as saudades das churrascadas de domingo no Brasil.
Quando vimos as parreiras de uvas, fomos correndo atacá-las, embora o João nos disse que aquelas uvas eram somente para fazer vinho e não eram comercializadas pra comer, mas é claro que ninguém levou isso em consideração..hehehe..sentamos na frente das parreiras e nos acabamos de comer tanta uva..doces doces, uma delicia!!

Por ser um lugar alto e o inverno já chegou por aqui, estava muito frioo..dentro da casa tinha uma fogueira que nos ajudava a suportar tanto frio que fazia ali. Nessa quinta tivemos o privilégio de experimentar um autêntico vinho do Porto de 60 anos...muito diferente, bem doce e super forte, quase um licor..mas era bom demais. Vimos como os portugueses tem orgulho dessa cultura super antiga de vinhos, o João nos contava várias histórias e como o vinho era feito e como aquelas plantações eram antigas..isso para eles é um tesouro.
Enfim, gostamos muito da experiência e aprendemos um pouco mais sobre Portugal, esse país lindo que tem nos acolhido tão bem..jamais esqueceremos as experiências que estamos tendo aqui, presente do nosso Papai Celestial com certeza!!
Abraços a todos voces
fiquem com Deus!




2 comentários: