quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Conhecendo a Espanha

Na última quinta feira (dia 30) fomos para a cidade de Madrid e ficamos por lá até essa segunda feira (dia 04). Foi a primeira vez que saimos de Portugal desde que chegamos e não conhecíamos os procedimentos de alfãndega e tals. Para nossa surpresa não precisamos passar por nenhum policiamento de fronteira ou qualquer coisa do tipo, tudo funcionou como se fosse um voo doméstico..super tranquilo..graças a União Européia!! hehe
Chegamos em Madrid e logo pegamos o metrô em direção ao hostel. Com um mapa na mão conseguimos todas as informações de pontos turísticos e de meios de transporte que são muito eficientes. Essa é a vantagem de vir pra Europa quando voce é jovem...voce se habitua a andar de Metrô que é muito mais barato e rápido que um táxi e vc conhece toda a cidade simplesmente andando dando maior abrangência ao seu passeio..Logo na quinta feira fomos andando do hostel até uma confeitaria para tomar café da manhã..o delicioso churros com chocolate quente..sinceramente foi o melhor chocolate que já tomamos na vida, tudo de bom!! Depois conhecemos o Templo de Debod, que é um templo egípcio dado de presente aos espanhóis em 1968 em agradecimento a uma ajuda prestada aos egípcios pelo salvamento dos templos de Abu Simbel. A entrada no templo é gratuíta e todas as pedras vieram do Egito e contém várias inscrições super antigas, muito legal de conhecer. Depois demos uma volta pela Plaza de Espanha, conhecemos o palácio real e o seu jardim maravilhoso, aonde tivemos a oportunidade de ver vários esquilos brincando nas árvores e muitos pássaros diferentes.
Na sexta feira fomos para a cidade de Toledo, palco das aventuras de Dom Quixote de La Mancha. É uma cidade bem pequena (conhecemos tudo andando a pé), com um clima super seco, vegetação escassa e muita influencia da cultura árabe em sua arquitetura. Embora a cidade seja pequena, tem espaço para o desenvolvimento de 3 religiões que são o catolicismo, o judaísmo e o islamismo. Em Toledo visitamos uma das mais lindas catedrais da Espanha. Uma obra enorme com torres lindas no estilo gótico. Dentro da catedral encontramos vários acervos de obras de arte do artista Greco, várias esculturas em marfim puro e ouro, muitas jóias que pertencem a igreja como anéis Papais, coroas, cruz..coisas realmente fora do comum. A catedral é muito grande e leva pelo menos umas 2 horas para conhecer tudo. Vimos também a Mesquita Cristo Luz que infelizmente estava passando por reformas, entao só vimos por fora..hehe..Toledo tem um clima encantador, dava a impressao de que estávamos no oriente médio, uma cidade bem diferente das que já conhecemos por aqui. Pegamos o trem de volta para Madrid por volta das 19:30h e chegamos as 20h na estação de trem Atoucha. Nessa estação há um jardim interno maravilhoso em estilo tropical com várias tartarugas, folhas de bananeiras..muito confortável passear por ele enquanto espera pelo trem..
No sábado de manhã andamos pela Gran Via ( que é uma via de compras em Madrid), conhecemos a plaza Maior, que é uma praça fechada por edificações com feiras e restaurantes. Fomo também até o estádio do Real Madrid, Santiago de Barnabeu, buscar nossos ingressos para o jogo. Compramos os ingressos pela internet por 30 euros cada, quando chegamos ao estádio o Filipe só passou o cartão dele em uma máquina e na hora os ingressos foram impressos..sem filas, sem confusões..alta tecnologia neh..haha
De tarde conhecemos o Jardim Botânico aonde descansamos um pouco.. e depois fomos ao Museu Del Prado (que é gratuíto todos os dias a partir das 18h até as 20h). O museu possui imensas telas dos artistas mais renomados da Espanha, assim como várias esculturas feitas em marfim, é um passeio que deve ser feito quando se está descansado, porque o museu é muito grande e quem gosta de analisar cada obra e conhecer a sua história leva um bom tempo dentro do Museu. Nessas horas sentimos falta de ter um pouco mais de conhecimento sobre história da arte. Vemos que aqui a arte é muito significativa e no Brasil é algo muito mal passado pelas escolas gerando essa ignorância de que museus são chatos ou que são coisas de velhos ao invés de serem um objeto de cultura e conhecimento da humanidade. No domingo estava nublado e muito frio em Madrid, fomos até o parque Del Ben Retiro, maravilhoso com muitos jardins e flores!! Passamos o resto da tarde no hostel e a noite fomos ao jogo do Real Madrid X Desportivo de La Corunha.. O estádio é maravilhoso e vimos o Real Madrid ganhar de 6x1, uma verdadeira festa..
Saímos do jogo e fomos para o hostel buscar nossas malas. Pela 1h da manhã chegamos ao Aeroporto para pegar nosso voo que saia as 9:20 da manhã. Descobrimos que aqui quase todo mundo dorme nos aeroportos..haha, quando chegamos vimos uma galera com sacos de dormir, jovens, velhos, famílias inteiras. Como teríamos que acordar super cedo, até pegar metrô pra ir ao aeroporto, fazer check in e tals, preferimos ficar a noite no aeroporto. Nos encostamos no chão com uma toalha, ligamos o LepTop numa tomada..o Filipe dormiu igual a um anjinho, eu fiquei acordada a noita toda vendo filmes e coisas no computador..Posso dizer que passou super rápido e logo já estávamos de volta a Porto pelo Voo da Ryanair, companhia aérea muito popular com passagens baratas (como as passagens são muito baratas nao existem serviços de bordo, tudo é vendido no avião durante o voo, coisas como comidas, bebidas, perfumes importados, cigarros especiais pra avião e até uma raspadinha da sorte..haha..rimos um monte). As poltronas nao sao numeradas, então quem chega primeiro pega os melhores lugares. Só podemos levar  1 bagagem de mão, se levarmos mais a passagem já sai mais cara..hehe
Bom pessoal, sei que o post ficou gigantesco, mas espero que tenham paciencia para ler. Adoramos ter conhecido a Espanha.