quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Marrocos - África

Ola pessoal!! Bom, dia 18 de janeiro até dia 22 estivemos conhecendo o Marrocos, que fica logo abaixo de Portugal mas já pertence a África..
Confesso que a imagem que tínhamos antes do Marrocos era de um país pobre, aonde nao dava pra comer nada e sujo...Mas por termos ouvido algumas pessoas daqui do Porto falarem super bem do Marrocos, resolvemos conferir!! hehe
Posso dizer que nossas espectativas foram superadas!! Fomos para a cidade de Marrakech e eu me encantei com o lugar..
Do avião dava pra perceber que TODOS os prédios lá tem a mesma coloração cor de barro, mas isso é totalmente cultural pois eles constroem as casas com concreto e depois pintam com cor de barro..muito interessante..
Posso dizer que a cidade é super segura, mas eles fazem de tudo para arrancar um pouco do seu dinheiro...qualquer favor que te façam na rua,,se prepara porque tem que dar uma moedinha..hehe
Ficamos hospedados no Hotel Cecil, na medina..aonde o dono era super legal, um lugar confortável na praça Jamai el fina, perto de todos os pontos turísticos e perto da praça aonde rola o maior comércio que eu já vi..
Você anda nessa praça e ve encantadores de serpentes, shows com tambores, mulheres que fazem tatuagens na mão..e muitas barraquinhas de suco de laranja que eu posso dizer que é o melhor suco de laranja que ja tomei na vida..super barato..custava 0,40 euro.
O comércio deles é fascinante!! São várias barracas que vão adentrando as ruas..parece que nào tem fim..lá se vende de tudo..lamparinas, lenços, roupas, joias, comida..uma loucura..e eles adoram negociar, então nunca se deve levar um produto pelo preço que o comerciante dá..vc tem que dizer que vai pagar muito mais barato e aí voces entram na negociaçao até chegarem a um acordo aonde o preço final geralmente é 70% inferior ao preço que o comerciante deu no início..então sempre tem que pechinchar e se vc disser que é brasileiro eles fazem um preço melhor tbm..afinal eles adoram brasileiros!!
Posso dizer que andamos muito nesse comércio, compramos várias coisas e foi muito legal conhecer essa cultura tão diferente..
Quanto a religião, eu criei um grande respeito por eles..sou evangélica cristã mas admirei a forma como eles encaram a religião como parte da educação e do dia dia. Em todas as cidades tem um templo e uma torre com alto falante. Três vezes por dia (6h, 12h e 18h) são feitas as orações que podem ser ouvidas em qualquer canto da cidade...e todo o comércio fica em silencio no perído da oração...muito legal!!
Aproveitamos também pra fazer uma viagem de 3 dias pelo Marrocos até chegar ao deserto do Saara. Pagamos 80 euros cada um com todas as despesas da viagem inclusas..menos o almoço. Essa viagem foi pra nós como um retiro espiritual, conversei muito com Deus, vendo aqueles desertos, aquelas montanhas e os vilarejos no meio do nada! Na primeira noite dormimos em um hotel muito confortável com uma janta e café da manhã maravilhosos e na segunda noite acampamos no deserto do Saara aonde andamos quase 2h de dromedário, passamos muito frio e subimos uma duna gigante no meio da noite que foi um grande desafio pra nós...de cima dessa duna já conseguíamos ver o território da Argélia. Além de conhecer um pedacinho do Saara, fomos em alguns lugares muito legais como uma cidade história aonde foram filmados alguns filmes como Gladiador, A Mumia, Principe da Pérsia, entre outros. Visitamos um vilarejo aonde tem uma familia de artistas que fazem tapetes em teares verticais..um trabalho lindíssimo e que requer muito conhecimento.
Posso dizer que essa foi a melhor viagem que fizemos juntos, foi tudo muito confortável, fomos muito bem tratados e esse percurso até o deserto do Saara mecheu muito com a gente..posso dizer que aprendi muito com a cultura marroquina, com a hospitalidade e alegria desse povo..espero que Deus me dê a chance de voltar lá um dia, pois tivemos um encontro muito forte com Ele naquele lugar, uma paz imensa, um aprendizado pra toda vida!!
Em breve vamos postar sobre mais algumas viagens, mas por essa semana é só!!
Fiquem na paz Deus e bom final de semana a todos!!

















beijoss

domingo, 16 de janeiro de 2011

2011!!!

2011 começou!!
Não poderíamos ter começado o ano melhor...um jantarzinho com os amigos (bacalhau, pra variar..rsrsr), e depois uma super festa na praça mais famosa e linda do Porto - Praça dos Aliados.
Passei a virada do ano de casaco preto! O costume é passar de roupas claras ou com cores que signifiquem alguma coisa, mas graças a Deus eu não tenho meu destino controlado pelas roupas que uso e sim pelo nosso Deus que é o Senhor das nossas vidas..Passar a virada com frio foi atípico, mas muito legal. Quando chegamos na praça tinha uma banda tocando músicas muito boas (nada de axé..rsrs), o clima estava ótimo, pois nao tava muito frio..deu pra dançar, assistir aos fogos, abraçar os amigos e comemorar a chegada desse ano que com certeza é muito especial.
No dia 2 de janeiro fomos conhecer a capital de Portugal: Lisboa. Não achei a cidade em si bonita, mas vale pelos pontos turísticos como: Belém, que tem o Mosteiro dos Jerônimos (feito em homenagem a Vasco da Gama), a torre de Belém, o memorial do descobrimento aonde tem um mapa no chão com todos os lugares descobertos por Portugal e o ano em que foram descobertos e os famosos Pastéis de Belém. Ganhei meu dia com os pastéis de Belém..eles vem quentinhos com canela por cima e não são nada enjoatiivos, dá vontade de comer direto, já estou com saudades deles na verdade..rsrs
Em Lisboa tem também o Castelo de São Jorge, o parque das Nações que é lindo, cheio de restaurantes aonde tem um bondinho bem legal e o oceanário de Lisboa que é explêndido!!
Perto de Lisboa tem uma cidade chamada Sintra. Vale muito a pena conhecer, foi uma das cidades mais encantadoras que já conheci aqui na Europa. Nela tem o Palácio da Pena (com uma vista maravilhosa e o palacio é super romântico, com vários jardins e até um lago com Cisnes), O Castelo dos Mouros e a Quinta da Regaleira (um lugar cheio de mistérios e rodeado por grutas com passagens subterrêneas..dá pra ver que o dono era maçon, pois a quinta estava cheia de símbolos da maçonaria. A arquitetura do lugar é fabulosa e lá dava pra ver os projetos da casa da quinta feitos a mão, impressionante..Quem for a Lisboa não pode deixar de conhecer Sintra e seus castelos maravilhosos, e lá devem comer também os Travesseiros de Sintra, um doce típico da região que é vendido na tradicional confeitaria A Piriquita.
Depois de voltar de Lisboa o bixo começou a pegar..hehe, estudei um monte para provas super difíceis..'quero só ver o resultado, porque estudar em Janeiro ninguém merece...hehehe
Abaixo seguem algumas fotos da virada e de Lisboa..












Abraços e boa semana a todos, na paz de Deus!!